Aprenda declarar corretamente os ganhos do Google Adsense no seu imposto de Renda 2020.
Imagem / Reprodução: impostoderenda2020.com |
Informações incompletas ou incorretas estão entre os principais erros que podem levar a declaração do Imposto de Renda a ser retida na malha fina, não declarar seus ganhos do Adsense de forma correta pode ser uma delas, portanto nesse artigo vamos ensiná-los como declarar seus ganhos da Google de forma correta.
Como declarar meus ganhos do Google Adsense de forma correta.
Um principio básico para declarar seus ganhos do Adsense é saber e ter o controle de quanto e quando você ganhou no ano decorrente. A maneira mais correta e indicada por profissionais de contabilidade é através do carne Leão.
Com o carne Leão podemos anotar e manter corretamente a data e o calor dos ganhos de cada mês, lembrando que os ganhos do Adsense são em dólares e você deve fazer a conversão correta referente ao dia que você recebeu. Parece complicado não é mesmo? mas calma que vamos ensinar o passo a passo corretamente.
1° Passo, download do carnê Leão
- Se você está fazendo a sua declaração no ano de 2020, o carnê leão deve ser sempre do ano anterior, ou seja, o ano relacionado ao seus ganhos.
Programa - Carnê Leão |
2° Passo, Preenchimento do Carnê Leão.
- Após o download do programa, você deve informar todos os dados necessários na guia Identificação.
- Na guia Livro Caixa - Escrituração repare que temos todos os meses do ano, selecione o mês que você recebeu seus ganhos, clique no botão Novo e preencha de acordo com a imagem abaixo:
Preenchimento correto do Carnê Leão |
- Coloque a data correta que recebeu seus ganhos, Código 3001 ou seja Rendimento recebido do exterior relativo a trabalho não assalariado.
- Valor, aqui temos um ponto de atenção muito importante, o valor deve ser preenchido já convertido em Reais, portanto, você deve colocar o valor correto que você recebeu no dia sem os descontos bancários. Alguns especialistas aconselham que você faça a conversão correta de acordo com a primeira quinzena do mês que você está declarando, ou seja, se recebeu dia 22, no site do banco central a data deve ser dia 15 se o mesmo caiu em um dia útil.
Imagem do site para Conversão do Dólar, Banco Central |
3° passo, Verificar a Darf se gerou imposto
O 3° passo sem dúvidas é um dos mais importantes, dependendo do valor que você recebeu, pode atingir um limite e gerar imposto, para verificar é muito simples, siga os passos abaixo:
- Após preencher mês a mês aperte a guia Darf, conforme a imagem abaixo.
Verifique se gerou imposto através da Guia Darf |
- Repare que vai abrir uma caixa com os meses relativos aos valores que atingiram o limite para gerar imposto, selecione os meses e escolha uma das opções, Visualizar, Imprimir, Gerar Imagem PDF.
- Pague o imposto através do Darf gerado.
- Após pagar o imposto gerado, você deve preenchê-lo no seu carnê leão, para isso nós iremos até a guia Demonstrativo de Apuração e preencher o imposto pago conforme os meses gerados.
- Preencha essa parte apenas se você tiver pago o Imposto:
Declarando impostos pagos no carne Leão. |
- Se nenhum mês gerou imposto, desconsidere o passo acima.
4° passo, Exportando os dados para sua Declaração de Ajuste Anual.
- O passo a seguir, deve ser feito apenas se você é obrigado a fazer sua declaração de Ajuste Anual.
- Caso você se encaixe nas pessoas que são obrigadas a fazer a Declaração de Ajuste Anual, para exportar os dados do seu carnê leão para seu programa IRPF conforme a imagem a seguir:
Exportando os dados para o IRPF |
- Prontinho, seus ganhos do Google Adsense foram declarados corretamente, e estão inclusos na sua declaração de ajuste anual.
Qualquer dúvida, escreva nos comentários logo abaixo, será um grande prazer em responder vocês !
2 Comentários
Obrigado, isso foi de grande ajuda!
ResponderExcluirPor nada meu amigo, qualquer dúvida, estamos a disposição!
ExcluirEnvie aqui a sua mensagem, assim que possível retornaremos e iremos respondê-los!
Att, Tecnoblogger!