...

Slide

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Recent Posts

Investimento: O que é a taxa Selic e como ela afeta o seu dinheiro?

Em janeiro de 2024 a Selic caiu para 11,25% ao ano. Entenda como isso afeta sua vida financeira.

Taxa Selic tem grande impacto na economia brasileira . Imagem : Money Times


A Selic, ou taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias, ela vira notícia em todo o Brasil – seja por ter aumentado, diminuído ou se mantido estável após a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.


O que é a taxa Selic?


Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Basicamente, ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos, e também afeta o retorno de aplicações financeiras.


Mas o que significa Selic?


Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.
Já a taxa Selic é a taxa de juros dos títulos públicos que o governo oferece neste sistema.


E quem decide o valor dessa taxa?


É o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Ele se reúne a cada 45 dias para definir se a Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.


Qual é a taxa Selic hoje?


A taxa Selic hoje está em 11,25% ao ano. Ela foi decidida no dia 31 de janeiro de 2024 e representa uma queda em relação à reunião de dezembro, quando os juros estavam em 11,75% ao ano.

Confira na tabela abaixo o histórico mensal da Selic desde 2013 (arraste as colunas para o lado para ver a tabela completa). Para acessar os anos anteriores, clique aqui.



Por que a taxa Selic é importante?


A Selic foi criada em 1979, período em que a economia brasileira enfrentava um cenário de hiperinflação. Seu objetivo sempre foi ser uma ferramenta de controle da inflação: qualquer mudança que o Banco Central do Brasil fizer na taxa resultará em uma alta ou queda da inflação.

Além disso, podemos dizer que o Banco Central:Ao aumentar a Selic, o BC tem como objetivo desacelerar a economia. Ao elevar os juros, o custo do crédito fica maior e as pessoas e empresas tendem a comprar menos. A consequência é a queda dos preços. Ou seja, o Banco Central aumenta a Selic para controlar o aumento da inflação;Ao baixar a Selic, o BC tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia. Isso acontece quando a inflação já está mais controlada, não justificando, assim, juros maiores. Ao reduzir a Selic, o crédito fica mais barato e as pessoas tendem a voltar a consumir a prazo.

Até hoje, a Selic serve como uma referência para a economia brasileira – uma ferramenta para controlar a inflação do país que pode ser entendida como um indicador da nossa situação econômica.




Como a Selic afeta seu dinheiro e investimentos?


Os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros. Basicamente:
Se a taxa Selic diminui:O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a baixar as taxas de juros de empréstimos e outros produtos de financiamento.
Se a taxa Selic aumenta:Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação;
Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.

Em janeiro de 2024, o Copom decidiu pela queda da Taxa Selic – foi para 11,25%.
Quais investimentos são afetados pela Selic?

Considerando que a Selic tem forte influência na remuneração de diversos investimentos, qualquer mudança na taxa impacta a rentabilidade desses produtos financeiros. São eles:

  • Títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic);
  • Caderneta de poupança;
  • Investimentos de renda fixa.
  • Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade está indexada à taxa Selic. Quando a taxa Selic é reduzida, também fica menor a rentabilidade do título – e o mesmo vale para a situação contrária: um aumento na taxa Selic torna os títulos públicos mais vantajosos.
Caderneta de poupança

A poupança também sofre os efeitos das mudanças na Selic. Isso porque seu rendimento, por definição, está atrelado à taxa:Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial;
Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.

Ou seja: com a Selic acima de 8,5% (como agora), a rentabilidade da poupança fica fixa em 6,17% mais a Taxa Referencial. Essa rentabilidade é menor (e muito!) do que a de outros investimentos de renda fixa.

Investimentos de renda fixa


Mudanças na taxa Selic impactam o CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de renda fixa. Explicaremos abaixo sobre a relação entre as duas taxas, mas basicamente: quando a taxa Selic diminui, o CDI também fica mais baixo.

CDBs, LCIs, LCAs, LCs são os investimentos mais comuns que usam o CDI como indicador de rentabilidade. Esses investimentos terão sua remuneração afetada no caso de mudanças na taxa Selic.


Espero que tenham entendido a importância da Selic na Economia Brasileira.

Fonte: BlogNubank

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

Ad Code