...

Slide

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Recent Posts

Finanças: O que é CDI e como ele pode afetar o seu dinheiro?

O CDI é um termo bem comum nas caixinhas, porquinho do inter e muitos outros bancos. Veja como essa taxa pode influenciar o rendimento das suas economias.

Caixinha do nubank tem se tornado muito popular no Brasil - Imagem: Tecmundo




Você precisa saber o que é CDI. Afinal, a sigla - uma das muitas do mercado financeiro - pode afetar diretamente as suas economias.

O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento. Em janeiro de 2024, por exemplo, a taxa CDI está em 11,15% ao ano.

Entender o que é a taxa CDI é importante na hora de escolher o melhor lugar para deixar o seu dinheiro rendendo - o que, no fim das contas, influencia o quanto pode entrar no seu bolso.

Finanças: O que é CDI e como ele pode afetar o seu dinheiro?




O Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI, é o nome dos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo. Portanto, a taxa do CDI está ligada aos juros dessas operações entre instituições financeiras.

Esses títulos de empréstimos são emitidos por períodos curtos de tempo, para poder manter esse balanço de caixa diário. Esse tipo de transação, feita exclusivamente por bancos, ocorre no mercado interbancário – que, como o próprio nome sugere, é dedicado às negociações entre as instituições financeiras.

Por que o CDI afeta o seu dinheiro?




Um cidadão comum não pode investir diretamente em um Certificado de Depósito Interbancário – mas os bancos e instituições financeiras usam a taxa do CDI para regular quanto rendem alguns tipos de investimento.

Existem diferentes tipos de investimento no mercado, mas os de renda fixa podem ser divididos em duas categorias:

Prefixado: são aqueles em que a taxa de rendimento já é estipulada na hora que o cliente escolhe aquela aplicação.

Pós-fixados: são aqueles definidos no vencimento da aplicação, por um índice de referência.

Para compreender o que é CDI é importante ter em mente que essa taxa representa justamente um dos principais índices de referência para alguns investimentos de renda fixa, as caixinhas são um grande exemplo.

Imagem: Onze


Quanto rende o CDI?


Vamos tomar o CDI atual, de janeiro de 2024, que está em 11,15% ao ano. Isso significa que um investimento que rende 100% do CDI aplicado ao longo de 2024 renderá essa mesma porcentagem – sem contar eventuais descontos de impostos ou outras tarifas.

Vale lembrar que 100% do CDI será sempre 10 pontos a menos que a taxa Selic, ou seja se a Selic tiver 11,25% o 100% do CDI será 11,15%.

Você não sabe o que é taxa Selic, confira a matéria logo abaixo:


Quanto rendeu o CDI em 2023?


Segundo o banco Central, essas foram as taxas de rendimento do CDI em 2023:


Mês/2023CDI Mensal
janeiro1,12%
fevereiro0,92%
março0,91%
abril1,17%
maio1,12%
junho1,02%
julho1,02%
agosto1,14%
setembro0,97%
outubro1,00%
Novembro0,92%
Dezembro0,89%


Esperamos que suas dúvidas sobre CDI tenham sido sanadas, escreva nos comentários se você investe em renda fixa e quanto rendeu seus rendimentos.

Fonte: BlogNubank

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

Ad Code